PPP - Projeto Político Pedagógico


HISTÓRICO DA ESCOLA

                        A Escola de Ensino Fundamental Demóstenes Ratts Barbosa está situada a Avenida Ailton Gomes  S/N, bairro  Pirajá na cidade de Juazeiro do Norte, Estado do Ceará. Sua criação aconteceu aos doze dias do mês  de novembro de mil novecentos e oitenta, pelo Decreto  Lei  nº 826-A na gestão do Prefeito Ailton Gomes de Alencar.
              De início o bairro chamava-se Cavan  e a escola denominava-se Grupo Escolar Municipal Demóstenes Ratts Barbosa, em três de junho de mil novecentos e oitenta e dois o então prefeito municipal de Juazeiro do Norte Dr. Ailton Gomes de Alencar, cria uma ementa  dando nova redação ao art. 1º da Lei nº 826-A ,denominando-a Escola de 1º Grau Demóstenes Ratts Barbosa.
              A denominação é uma homenagem ao estudante Demóstenes Ratts Barbosa filho de Dr. Geraldo Menezes Barbosa e Dona Maria José Ratts Barbosa,- pessoas ilustres da sociedade juazeirense -  que faleceu na manhã do dia vinte e dois de março de mil novecentos e setenta e três  acometido de meningite.
              Segundo o testemunho de professores e funcionários, de início  a escola contava apenas com 06 salas de aulas, 02 banheiros sendo 01 feminino e 01 masculino, 01 sala para Direção com 01 banheiro, 01 almoxarifado, 01 cantina e 01 pequeno pátio de terra batida  a escola era  cercada com  arame farpado. Posteriormente foi realizada uma reforma na qual foram construídos o  muro, 04  salas de aula e a secretaria.
 No ano de dois mil e seis a escola passou por uma grande reforma e foi construído mais 08 salas de aulas no andar superior, dois conjuntos de banheiros masculino e feminino, um auditório, um laboratório de informática, uma sala de leitura, uma sala de recursos multifuncionais.
             Assim a escola conta  hoje com 18 salas de aula, sendo 09 no térreo e 09 no 1º andar, Laboratório de Informática, Auditório, Sala de Vídeo, Biblioteca, Sala dos Professores, Diretoria, Cantina, Banco de Livros, Depósito da Merenda, Almoxarifado, Banheiros Masculinos e Femininos, sendo a sua estrutura física bastante ampla para os padrões das escolas do município
A escola atendeu em 2010  1359 alunos dos bairros  Pirajá, Romeirão, João Cabral, Santa Tereza, José Geraldo da Cruz. O bairro no qual a escola está localizado conta com uma infra estrutura Formada por igrejas, postos de saúde, hospital, bancos, linha de ônibus  e uma ampla e próspera área comercial formada em torno do Centro   de Abastecimento do Pirajá que fornece produtos de Horta e frutas  para toda a cidade de Juazeiro do Norte e até para as cidades vizinhas. Este representa  a maior fonte econômica da localidade. A maioria das famílias dos alunos que atendemos são feirantes desse mercado.
               Procuramos aproveitar o espaço físico da escola da melhor forma possível. Nos finais de semana, o espaço é cedido para a Pastoral da Criança e para a Catequese  das crianças do entorno e também para realização de eventos como: casamentos,  aniversários e confraternizações em geral.
              A concepção Filosófica da Escola de Ensino Fundamental Demóstenes Ratts Barbosa está inserida na concepção teórica pedagógica que defende uma visão de homem completo num contexto social em constante transformação. Acreditamos que a visão filosófica que mais se aproxima da formação que pretendemos fomentar é o construtivismo sócio-histórico, pois  essa teoria contempla todos os aspectos da formação humana.
Procuramos desenvolver uma prática pedagógica na qual o aluno sinta-se integrado com  a sociedade, seja um agente ativo, atuando na transformação social do meio no qual está inserido. Assim as ações pedagógicas são realizadas de forma contextualizada numa constante interação entre o objeto e o sujeito.
           No relacionamento professor aluno é sempre estimulado a formação do senso crítico e da autonomia do aluno.
           A relação núcleo gestor,  professores, funcionários, alunos e comunidades é centrada na gestão democrática, na qual todas têm vez e voz.
           Acreditamos como Paulo Freire que uma ação educativa deve favorecer a transformação individual e social.
            Para que uma escola ofereça uma educação de qualidade é necessário que o núcleo gestor envolva todos os profissionais no mesmo ideal. Só assim as carências serão superadas e o processo de ensino aprendizagem acontece eficazmente.
            Assim temos realizado projetos que vá ao encontro das dificuldades educacionais que detectamos e desperte o interesse dos alunos pelos estudos.
            Projetos desenvolvidos em 2010:
·         Projeto Folclore – resgatando, vivenciando e valorizando as manifestações da cultura popular brasileira;
·         Projeto de Informática – inserindo os alunos no contexto tecnológico no sentido de melhorar o processo de ensino aprendizagem;
·         Projeto Ler, Escrever, Crescer e Vencer – desenvolvido pela Sala de Leitura. Visa proporcionar ao educando o interesse pela leitura, o gosto pelo conhecimento e elevar a auto estima;
·         Projeto Aperfeiçoando a Escrita – estimulando a leitura, oferecendo apoio para os alunos realizarem a correção ortográfica;
·         Projeto A Educação pela Recreação – apresentando novas estratégias para as diversas faixas etárias, promovendo uma perfeita integração entre o lúdico e o desenvolvimento global do indivíduo (cognitivo, motor, afetivo, social).
·         Projeto de Reforço – para estimular os alunos na leitura e na escrita trabalhando o acervo de livros paradidáticos existentes na escola.
Um dos maiores desafios que enfrentamos na escola diz respeito a elevar o nível de aprendizagem dos alunos. Contudo, a coordenação pedagógica tem, constantemente, trabalhado, junto aos professores, alunos e pais no sentido de desenvolver  projetos que visam superar as dificuldades de aprendizagem e fomentar nos alunos o prazer pelo conhecimento.
     Os nossos esforços podem ser observados principalmente, em relação a 2009 quando conseguimos, de forma bastante significativa, elevar o nosso IDEB para 4,7 índice que nos colocou como o segundo melhor no município de juazeiro do Norte.
Com relação a 2010 houve uma queda bastante significativa, fato que atribuímos ao longo período de paralisação das aulas, durante o qual, os professores realizaram uma grave municipal.
     Entendemos ser a função social da escola, trabalhar os alunos com a finalidade de desenvolvê-los plenamente, preparando-os para o exercício da cidadania e qualifica-los para o trabalho e estudos superiores. Esse tem sido o nosso maior objetivo e temos procurado envolver todos os segmentos da escola, para, juntos, cumprirmos essa, que acreditamos ser  a nossa missão principal.



JUSTIFICATIVA


            Entendemos que a sociedade contemporânea  tem passado por profundas transformações histórico-sociais. Sendo a escola um espaço de formação humana,  e  diretamente afetada por essas mudanças exigindo de seus atores uma postura dialógica,  pois está inserida em mundo complexo e dinâmico no qual a ação de ensinar ganha significados variados.
            Neste contexto quais competências a escola deve procurar desenvolver? Entendemos ser necessário que a escola se adeque aos novos tempos e ao mesmo tempo saiba desenvolver nos alunos uma atitude positiva com relação aos valores que são perenes tais como: o respeito, o amor ao próximo, a valorização a  vida, a convivência familiar e social harmônica. Defendemos que através do cultivo desses valores estaremos construindo um mundo melhor para se viver.
            A Escola de Ensino Fundamental Demóstenes Ratts Barbosa, preocupada com a formação integral dos seus alunos, pretende desenvolver um ensino que atenda, não apenas o desenvolvimento das competências intelectuais, mas, também, no que diz         respeito a formação moral, emocional, espiritual, valorativa, afetiva, etc. Contudo entendemos que tal aspiração não se constitui tarefa simples uma vez que trabalhamos com uma comunidade bastante heterogênea. Atendemos desde crianças e adolescentes extremamente carentes no que diz respeito à questão social, cultural, artística, afetiva, e também com pessoas de classe média e com acesso a bens culturais e artístico que lhes proporciona uma formação crítica e, consequentemente, participam mais ativamente da sociedade na qual estão inseridos.
            Neste contexto, faz-se necessário que desenvolvamos uma ação pedagógica dinâmica que venha ao encontro das necessidades humanas mais variadas.
            Nesse sentido, elaboramos o Projeto Político Pedagógico da escola com o objetivo de construirmos uma proposta de ensino que desenvolva o senso crítico e o desejo de inserirem-se na sociedade de forma participativa.
            Assim, pretendemos desde cedo, envolvê-los em atividades que desenvolva o senso de cidadania desperte a responsabilidade e solidariedade, levando-o a perceber a importância de uma convivência social saudável.
            Todas as ações que realizamos visam o sucesso do aluno. Assim, a construção do Projeto Político Pedagógico  desta unidade escolar, documento que expressa a intenção da escola com relação a qualidade do ensino, foi elaborado com a participação de todos os que fazem a comunidade escolar.
            Dessa forma acreditamos estarmos não apenas cumprindo com uma exigência legal, mas, acima de tudo, elaborando um plano concreto e viável que expressará a vontade de todos os educadores. Temos como referencial a realidade da escola, a de seus alunos e as expectativas e possibilidades concretas, acreditando na escola como vínculo da educação e sua integração na comunidade em que vive.
            A partir de um processo de discussão, troca e buscas comuns com o grupo, objetivando construir uma educação que contemple o aluno em todas as suas dimensões, formando-o para a participação cidadã conhecendo seus limites e possibilidades no caminho que percorrerá.
            O PPP será um instrumento teórico-metodológico que servirá como suporte no enfrentamento dos desafios e conflitos do dia a dia  representando o desejo do coletivo de construir uma escola que atenda as necessidades e anseios dos alunos, auxiliando-os na integração da comunidade em que vivem, levando-os a desenvolver os valores que  precisamos e gostaríamos de trabalhar que são: solidariedade, fraternidade, justiça, igualdade, liberdade, mediação, respeito a diversidade e aceitação.  ‘          


REFERENCIAL TEÓRICO


            Na concepção de Libâneo ( 2005):

As transformações sociais, políticas, econômicas e culturais do mundo contemporâneo afetam os sistemas educacionais e de ensino. A globalização dos mercados, revolução na informática e nas comunicações, transformação dos meios e produção e dos processos de trabalho e  a alteração no campo dos valores a atitudes são alguns ingredientes da modernidade que forçam as nações a constituir um sistema mundializado de economia. A educação, mormente a escolar, precisa reciclar-se para assumir seu papel neste contexto como agente de mudanças, geradores de conhecimento, formadora de sujeitos capacitados a intervir e atuar na sociedade de forma crítica  e criativa.

            Para construirmos uma educação que atenda as necessidades de uma sociedade num contexto de mudanças precisamos ter claro que todo ato pedagógico constitui-se uma ação política e se define pela visão de mundo e concepção de homem que defendemos.
            Diante da responsabilidade de tamanha grandeza, defendemos uma visão de homem como ser completo, num contexto social que não admite uma visão de ser humano cercado num contexto de valores e atitudes unitários. O homem pós-moderno segundo Libâneo (op cite) argumenta em favor de uma pluralidade de vozes e narrativas em torno de demandas de novos atores sociais. Ou seja, numa visão filosófica não se aceita mais uma visão do herói romântica e de uma elite intelectual que se julga vanguarda dos movimentos sociais. Entendemos que o homem pós-moderno é o sujeito da sua ação e, portanto sujeito ativo, reflexivo, participante.
            Economicamente falando também percebemos um contexto social dinâmico incentivado pelo mercado globalizado. Assim o sujeito  contemporâneo precisa dominar não apenas a técnica, mas também preocupar-se com domínio da comunicação e da informatização.
            Na política a ordem social é saber organizar-se. Os movimentos políticos atuais  reduzem a ação do estado e os grupos são divididos em setores gerando um desinteresse por conta das políticas para uma  conotação global.
            No plano cultural a diversidade de signos que  povoam a mente do homem pós-moderno perderam o seu significado político ideológico.
            Do exposto escolhemos um referencial teórico no qual o ser humano é o centro do fazer pedagógico. Acreditamos que a teoria que mais se aproxima do nosso desejo, que é formar cidadãos preparados para o enfrentamento das situações que o contexto social atual exige, é a teoria construtivista sócio-histórico. A qual, procuramos, de forma resumida, explicitar o nosso entendimento numa ação concreta.
            Segundo Veiga ( 2005 ) A escola sem dúvida foi uma das grandes revoluções do processo civilizatório, por sua característica de possibilitar uma homogeneidade na circulação de modos de valores. Acreditamos, contudo, que uma escola que tenha a intenção de intervir de modo significativo na vida dos seus alunos deve, antes de tudo, lutar para romper com a visão autoritária, fixista e considerar a arte da dialogicidade. Da visão fixista decorre a escola autoritária, rígida e metodologicamente,  está relacionada a visão tradicional.
            Queremos também assumir uma atitude de rompimento com o tecnicismo, teoria que contempla principalmente o mercado econômico, no qual, o aluno é um  depósito vazio onde o professor deposita os conhecimentos.
            A concepção pedagógica que defendemos tem como razão principal a democratização do ensino considerando o conhecimento pelo prisma do sujeito e do objeto configurando-se numa interação de um com o outro.
            Essa visão teórico-pedagógica desenvolveu-se a partir das teorias de Piaget, Vigostky e Walton cada um considerando dimensões distintas do ser humano.
            Piaget estudou as estruturas mentais, revelando como nasce e se desenvolve o conhecimento humano.
            Vigostky complementou os aspectos examinados por Piaget no entendimento da importância dos aspectos sociais, considerando a mediação, ação que se interpõe entre o sujeito e a aprendizagem.
            Henri Walton vem reforçar os aspectos desenvolvidos por Piaget e Vigostky no sentido privilegiar a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa.
            Assim resumiremos os princípios do construtivismo sócio-histórico demonstrando que esta teoria contempla aspectos da formação humana que consideramos fundamentais:
  • O aspecto filosófico que privilegia o transformismo e a dinâmica da sociedade;
  • O aspecto epidemiológico que considera o interacionismo e a  história dos conhecimentos;
  • Psicologicamente é cognitivista, tendo como objeto a inteligência e os conhecimentos  por método clínico-crítico;
  • Politicamente assume um compromisso democrático e de transformação social.

Assim a teoria pedagógica a qual adotamos não se define pela neutralidade com relação a sociedade, ao contrario, é comprometida com as mudanças históricos sociais e com as causas do povo. Para tanto exige a participação do professor e da escola nas causas sociais.


AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM



            Na visão de Luchesi (2006)  a avaliação da aprendizagem escolar:

                                                                        Terá que ser uma atividade racionalmente definida. Dentro de encaminhamento político e decisório a favor da competência de todos para a participação democrática da vida escolar.

            Nesse contexto a avaliação há de ser considerado como um processo fundamental na vida do educando e do educador.
            Devemos, então, analisa-la sob o prisma de uma prática emancipadora na qual aluno e professor possam refletir sobre o processo de ensino/aprendizagem.
            Assim, pretendemos praticar a avaliação primeiramente com um olhar diagnóstico. Avaliamos os nossos alunos, primeiramente, com o objetivo de percebermos se ele está atingindo os objetivos que traçamos para cada conteúdo. Em seguida. Com a obtenção  dos resultados, interviremos no sentido de analisarmos também a nossa prática pedagógica no sentido de construirmos ações pedagógicas diferenciadas que alcance o alunado em toda a sua diversidade e dificuldades. 
            Temos a intenção de rompermos com a prática conservadora na qual a avaliação é usada como instrumento de classificação e transforma-la em instrumento de transformação. A avaliação, assim considerada nos conduzirá a uma ação refletida na qual aluno e professor estarão considerando o erro como construtivo, pois é a partir dele que poderemos incentivar o aluno a buscar a resolução pretendida levando-o a investigação e a solução prática de uma necessidade.
            Nesse sentido a prova não poderá ser visto como único indicador do desempenho escolar. No entanto não será eliminada do processo avaliativo que realizaremos.
            Buscaremos em todos os momentos do processo ensino/aprendizagem avaliar com o sentido de educar não apenas do diagnosticar, mas principalmente, de intervir.
            Concordamos com Libâneo ( 1994 ) que a avaliação não pode ser tomada  unicamente  como o processo de aplicar provas, atribuir notas e classificar aluno. Também não pode ser realizada  como forma de recompensar os bons. Romperemos ainda com o método com o qual o olho clínico do professor  dispensam verificações formais. Assim, romperemos tanto com o equívoco de nos basearmos somente nos dados qualitativos como somente nos dados quantitativos.
            Dessa forma, acreditamos que estaremos aplicando a avaliação em um modelo mais completo uma vez que a consideraremos na relação mútua entre os aspectos quantitativos e qualitativos e na relação ensino aprendizagem. Desse modo a quantificação deve transformar-se em qualificação.       


DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS E METAS


            Para que possamos proceder com um processo educativo significativo para o aluno pretendemos desenvolver metas e objetivos com estratégias que garantam o seu acesso, permanência e sucesso na escola.
            As metas que pretendemos desenvolver no biênio 2010/2011 são:

METAS
ESTRATÉGIAS
1.Aumentar para 95% o índice de aprovação dos alunos do ensino fundamental nas  séries do 6º ao 9º ano, principalmente nas matérias críticas que são Português e Matemática.
  • Concentrar esforços na disciplina crítica de português e matemática.
  • Realização de aulas de reforço para alunos com baixo rendimento em português e matemática.
  • Promoção de aulas de campo objetivando aproximação da teoria com a prática.
  • Realizar recuperação paralela.
2.Discutir bimestralmente com os professores de cada série os índices de evasão e aproveitamento escolar de cada aluno.
  • Discutir com os professores os resultados de aprendizagem no sentido de buscar novas abordagens para os conteúdos não aprendidos.
3.Reduzir o índice de agressividade entre os alunos em 50%
  • Combater o bullinng principal prática da violência na escola.
  • Resgatar o civismo dentro da escola através de projetos.
  • Realização de palestras voltadas para o resgate dos valores morais e sociais.
4.. Elevar o desempenho acadêmico dos alunos.
  • Divulgação dos resultados para a família através de reuniões bimestrais com os professores e coordenador pedagógico;
  •  Realizar reuniões com a comunidade escolar (pais, alunos, professores, funcionários e núcleo) visando discutir, avaliar e estudar formas de melhorar o desempenho acadêmico dos alunos
5.Consolidar a atuação do conselho escolar atribuindo-lhe funções bem definidas a uma participação ativa no dia a dia da escola.
  • Discutir e  definir as funções políticas pedagógicas do conselho escolar entendendo-o como um mecanismo de gestão democrática colegiada.
6. aumentar a participação da comunidade nos eventos escolares e a fruição pelas artes, culturas.
  • Realizar projetos nos quais as culminâncias sejam atividades como: aulas de campo, comemorações de datas especiais nos sábados letivos com a participação de todos os turnos, jornadas culturais com ênfase na cultura regional, representações artísticas, realização de atividades lúdicas e culturais com o objetivo de integrar todos os turnos.
7.Realizar momentos para estudo dos PCNs  com 100% do corpo docente.
  • Encontros com professores para estudo dos PCNs.
  • Troca de opiniões e sentimentos respeitando os colegas e partilhando o conhecimento adquirido.
8.Encontro de professores  do 6º ao 9º ano para trabalhar, discutir  o fechamento do desempenho bimestral dos alunos
  • Criação de um boletim informativo para divulgação das atividades da escola.
  • Demonstração das atividades escolares através de painel ilustrativo.
  • Reunião de pais e comunidade a fim de divulgar as atividades da escola.
9.Trabalhar projetos  para cada sábado letivo ( aula de campo, gincanas, etc. )
  • Jornadas culturais envolvendo as datas comemorativas da região.
  • Representação artística com grupo formado na escola.
  • Criação de atividades lúdicas e culturais integrando diferentes turmas.
10.Diminuir  em 10%  o índice de baixo desempenho dos alunos do ensino fundamental do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano  em matemática.
  • Concentrar esforços na disciplina crítica de matemática
  • Realização de aula de reforço para os alunos com baixo desempenho em matemática.
  • Realização de olimpíadas de matemática.
11. Acompanhar o processo de ensino aprendizagem de forma a viabilizar um melhor desempenho dos professores e o desenvolvimento acadêmico dos alunos.










  • Reunião para redefinir estratégias valorizando o aspecto participativo e adequado as reais necessidades dos alunos.
  • Intervenção corretiva para dificuldades no ensino aprendizagem.
  • Busca de atividades que minimizem as dificuldades na aprendizagem.
  • Realizar uma reunião bimestral com 100% dos professores para debater as dificuldades do ensino-aprendizagem.
12.Criar um conselho escolar organizado com funções e atribuições bem definidas com uma boa atuação.
  • Apresentação do conselho escolar para a comunidade com o objetivo de aproximá-los.
13.Implementar um sistema de acompanhamento contínuo em que os pais orientem os deveres de casa de seus filhos através de conscientização.
  • Realizar reuniões sistemáticas para conscientização dos pais com relação a importância da participação da participação dos pais no dia a dia escolar dos filhos.
Alfabetizar  100% alunos do 1º ao 5º ano.

·         Realização de projetos direcionados a Leitura e Escrita.
·         Caligrafia;
·         Reforço individual com atividades direcionadas a dificuldade de cada aluno.
·         Realizar projetos de Contação de histórias para incentivar nos alunos o gosto de leitura.
·         Usar os recursos da informática para auxiliar   na aprendizagem da escrita e leitura.
  • Premiar com medalhas e certificados padronizados os alunos que alcançarem a meta até o final do 4º bimestre.
Conscientizar todos os alunos da escola com relação a importância da valorização cultura afro brasileira e da participação dos afro descendentes no desenvolvimento do Brasil.

·         Capacitar os professores para o trabalho direcionado sobre a história e cultura afro-brasileira.
·         Realizar trabalhos com os alunos para resgatar a cultura e a história afro-brasileira;
Realizar trabalhos para Corrigir a distorção idade série;

·         Elaborar planos de aulas com metodologias diferenciadas para facilitar a aprendizagem  desse alunado.
  • Implantar salas de aulas para aprendizagem colaborativa.


Organização do Ensino


            A Escola de Ensino Fundamental Demóstenes Ratts Barbosa atende a uma clientela  de l.079 alunos, distribuídos nas séries do ensino fundamental de  1º    ao   5º   ano e do 6º  ao  9º ano funcionando nos três turnos.            A organização do ensino está distribuída, no ano de 2010, da seguinte maneira:
Turno matutino
Turno vespertino
Turno noturno
TURNO
SÉRIE
TURMA
NÚMERO DE ALUNOS















MATUTINO

A
26
A
26
B
25
A
31
B
26
A
36
B
35
A
31
B
31
A
28
B
27
A
30
B
26
A
35
B
35
A
33











             VESPERTINO
B
25
C
29
C
33
D
32
C
34
D
34
C
31
D
31
C
28
D
27
E
28
C
20
D
22
C
23
B
32
TOTAL




TURNO
SÉRIE
TURMA
NÚMERO DE ALUNOS

EJA I
Única
05
EJA II
Única
07
EJA III
Única
28
EJA IV
Única
26



 Proposta Curricular



            O ensino fundamental tem como objetivo principal definido da LDB, a formação integral dos alunos nos aspectos físicos, intelectuais, emocionais, visando o pleno desenvolvimento do educando, preparando-o para, conscientemente, exercer a cidadania e possibilitá-los aos prosseguimentos dos estudos.
            Sedo o currículo a parte formal dos conteúdos que o aluno deve seguir durante a sua vida escolar representam os conteúdos mínimos necessários a cada nível de ensino para atender as exigências do meio social no qual está inserido. Neste sentido construímos o currículo da Escola Demóstenes Ratts Barbosa de forma a atendermos os anseios expressos pela UNESCO ao construir os pilares da educação os quais visam: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser e aprender a aprender.
            Aprendendo a conhecer o aluno será capaz de usufruir dos momentos que lhe são oportunizados para a promoção da aprendizagem. Sabendo fazer desenvolve as suas atividades de forma não mecânica, apossando-se dos conhecimentos construídos pelas gerações anteriores no sentido de desenvolver diferentes formas de enfrentar as dificuldades do dia a dia e contribuir para o sucesso do grupo social no qual está inserido.
            Desenvolvendo a competência de conviver o jovem entenderá a importância da convivência sadia em sociedade, a fim de radicar os preconceitos e conviver com as diferenças no sentido de diminuir as desigualdades sociais.
            Aprendendo a ser, o individuo desenvolve a capacidade de conviver consigo mesmo é capaz de conviver com o seu semelhante agindo com autonomia e responsabilidade.
A organização curricular deste estabelecimento de ensino também visa diminuir o isolamento entre as diferenças disciplinas como nos orienta os PCNS E RCBs. Para isso as agrupamos em áreas do conhecimento para melhor promover o aprendizado tornando o processo do ensino aprendizagem contextualizado e significativo como explicitaremos a seguir:
            Linguagens e Códigos: pretendemos romper com o paradigma segundo o qual a conhecimento lingüístico vai além de saber falar e escrever bem. É necessário que se desenvolva a capacidade de comunicar-se com clareza, entendendo a linguagem em suas diversas formas e conscientemente manipulá-la não apenas para fins de comunicação, mas, essencialmente fazer uso eficiente desse importante instrumento de poder do qual o homem é dotado.
            As disciplinas que compõem este grupo serão ministradas ao aluno de forma integrada para que o aluno possa perceber que o conhecimento lingüístico não se restringe apenas a uma área de estudo. Para desenvolver esta competência, necessário se faz conhecer as diversas formas de linguagens das quais o individuo pode se utilizar para esclarecer uma interação eficiente com o meio uma vez que o domínio da linguagem possibilita o indivíduo uma participação social mais atuante.
            Cultura e Sociedade: o estudo da cultura e da sociedade será ministrado de forma a capacitar o aluno a sentir-se sujeito participante da construção social e ser capaz de, conscientemente, intervir nas conquistas do povo no qual está inserido.
            Os professores da Escola Demóstenes Ratts Barbosa entendem que o conhecimento da cultura e da sociedade torna possível o debate e produção de reflexão sobre os diversos processos históricos e o raciocínio da cidadania e relacioná-los com os acontecimentos atuais gerando, desta forma, um conhecimento significativo.
            Ciências: o ensino das ciências deve assumir um aspecto prático capaz de ser incorporando na vida diária das pessoas. Para tanto deve levar o aluno a dominar as novas tecnologias e suas linguagens relacionando-os ao conhecimento dos números levando a usufruir das conquistas científicas e tecnológicas que o homem construiu.
            Dentro da nossa proposta curricular trabalharemos, ainda, outros temas relevantes da para a formação do individuo. Tais como: cidadania, sexualidade, pluralidade cultural, globalização, ética, saúde, meio ambiente, trabalho, consumo, bullying, educação alimentar, protagonismo juvenil, etc.
            A Escola de Ensino Fundamental Demóstenes Ratts Barbosa garantirá o acesso ao ensino regular aos alunos com necessidades educacionais especiais e incentivará o atendimento educacional especializado uma vez que estes alunos apresentam dificuldades de aprendizagem. Neste sentido promoverá a articulação pedagógica entre os professores dos centros de AEE e os professores das salas de aulas de ensino regular.
            Neste sentido, disponibilizaremos recursos e serviços pedagógicos e de acessibilidade para garantir o atendimento desse segmento da sociedade.
            Com a concretização das ações voltadas ao atendimento do público alvo da educação especial garantiremos o cumprimento do decreto nº 6.949/2009.   
           



Conforme a Lei 9.394/96 nos seus artigos:

·         Art. 22 – A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
·         Art. 32 – O ensino fundamental, com duração mínima de oito anos, obrigatório e gratuito na escola pública.




MAPA CURRICULAR
ENSINO FUNDAMENTAL – 1o    AO     5o  ANO



ÁREAS DO CONHECIMENTO

AULAS SEMANAIS/CARGA HORÁRIA ANUAL
1º ANO
2º ANO
3º ANO
4º ANO
5º ANO

BASE NACIONAL COMUM

AS
CHA
AS
CHA
AS
CHA
AS
CHA
AS
CHA
Língua Portuguesa
06
240
06
240
06
240
06
240
06
240
Matemática
05
200
05
200
05
200
05
200
05
200
Geografia
02
80
02
80
02
80
02
80
02
80
História
02
80
02
80
02
80
02
80
02
80
Ciências
02
80
02
80
02
80
02
80
02
80
Educação Física(Recreação)

01

40

01

40

01

40

01

40

01

40
Educação Religiosa
01
40
01
40
01
40
01
40
01
40
Educação Artística
01
40
01
40
01
40
01
40
01
40
Total
20
800
20
800
20
800
20
800
20
800
 
 
MAPA CURRICULAR

Ensino Fundamental 6º   ao  9º   ano – Turno Diurno









Base
Nacional Comum
 
Conteúdos
Aulas semanais/Carga horária anual
6º Ano
7º Anos
8º Ano
9º Ano
AS
CHA
AS
CHA
AS
CHA
AS
CHA
Língua Portuguesa
05
200
05
200
05
200
05
200
Matemática
05
200
05
200
05
200
05
200
Geografia
02
80
02
80
02
80
02
80
História
02
80
02
80
02
80
02
80
Ciências
03
120
03
120
03
120
03
120
Educação Física
02
80
02
80
02
80
02
80
Educação Religiosa
01
40
01
40
01
40
01
40
Educação Artística
01
40
01
40
01
40
01
40
Parte
Diversificada
Língua Estrangeira – Inglês
02
80
02
80
02
80
02
80
Estudos Regionais
02
80
02
80
02
80
02
80

TOTAL
25
1000
25
1000
25
1000
25
1000

Objetivo Geral


            O ensino fundamental tem como principal objetivo desenvolver o educando assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho em estudos posteriores através de uma ação pedagógica responsável fomentando no educando o amor pelo saber buscando o sucesso do aluno uma vez que é ele o alvo da nossa ação pedagógica.  

Objetivos Específicos

  1. O desenvolvimento da capacidade de aprender tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
  2. A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  3. O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
  4. O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e da tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Planejamento

            Entendemos o processo do planejamento como um momento em que os professores se reúnem para, coletivamente, buscarem informações e elaborarem propostas que interfiram na sua ação pedagógica de forma a facilitar o processo de ensino e aprendizagem entendendo-o como um momento de reflexão sobre a sua prática.
            Nesses momentos serão elaborados documentos escritos que posteriormente serão consultados no sentido de orientar as ações.
            No planejamento que ocorrerá mensalmente com a presença de todos os professores incentivaremos o estudo de temas importantes que envolvam a escola de modo geral aplicando-os a nossa realidade bem como incentivaremos a troca de experiências que proporcione o enriquecimento do grupo e o melhor relacionamento com o aluno.


Estratégia de Acompanhamento e Avaliação do Projeto Político Pedagógico


A Escola de Ensino Fundamental Demóstenes Ratts Barbosa se propõe a avaliar e  acompanhar o desenvolvimento do projeto político pedagógico com toda a comunidade escolar, nos planejamentos e reuniões de pais, sempre que a realidade o exigir.
            A avaliação é um processo necessário para verificar se as metas e as estratégias foram realizadas.
            A participação de todos torna-se necessária para que se tenha uma dimensão total do projeto político pedagógico buscando de forma interativa diagnosticá-lo para solucionar os possíveis problemas que surgirem durante o processo de execução do projeto.

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