HISTÓRICO DA ESCOLA
A
Escola de Ensino Fundamental Demóstenes Ratts Barbosa está situada a Avenida
Ailton Gomes S/N, bairro Pirajá na cidade de Juazeiro do Norte, Estado
do Ceará. Sua criação aconteceu aos doze dias do mês de novembro de mil novecentos e oitenta, pelo
Decreto Lei nº 826-A na gestão do Prefeito Ailton Gomes
de Alencar.
De início o
bairro chamava-se Cavan e a escola
denominava-se Grupo Escolar Municipal Demóstenes Ratts Barbosa, em três de
junho de mil novecentos e oitenta e dois o então prefeito municipal de Juazeiro
do Norte Dr. Ailton Gomes de Alencar, cria uma ementa dando nova redação ao art. 1º da Lei nº 826-A
,denominando-a Escola de 1º Grau Demóstenes Ratts Barbosa.
A denominação
é uma homenagem ao estudante Demóstenes Ratts Barbosa filho de Dr. Geraldo
Menezes Barbosa e Dona Maria José Ratts Barbosa,- pessoas ilustres da sociedade
juazeirense - que faleceu na manhã do
dia vinte e dois de março de mil novecentos e setenta e três acometido de meningite.
Segundo o
testemunho de professores e funcionários, de início a escola contava apenas com 06 salas de
aulas, 02 banheiros sendo 01 feminino e 01 masculino, 01 sala para Direção com
01 banheiro, 01 almoxarifado, 01 cantina e 01 pequeno pátio de terra
batida a escola era cercada com
arame farpado. Posteriormente foi realizada uma reforma na qual foram
construídos o muro, 04 salas de aula e a secretaria.
No ano
de dois mil e seis a escola passou por uma grande reforma e foi construído mais
08 salas de aulas no andar superior, dois conjuntos de banheiros masculino e
feminino, um auditório, um laboratório de informática, uma sala de leitura, uma
sala de recursos multifuncionais.
Assim a escola
conta hoje com 18 salas de aula, sendo
09 no térreo e 09 no 1º andar, Laboratório de Informática, Auditório, Sala de
Vídeo, Biblioteca, Sala dos Professores, Diretoria, Cantina, Banco de Livros,
Depósito da Merenda, Almoxarifado, Banheiros Masculinos e Femininos, sendo a
sua estrutura física bastante ampla para os padrões das escolas do município
A escola atendeu em 2010 1359 alunos dos bairros Pirajá, Romeirão, João Cabral, Santa Tereza,
José Geraldo da Cruz. O bairro no qual a escola está localizado conta com uma
infra estrutura Formada por igrejas, postos de saúde, hospital, bancos, linha
de ônibus e uma ampla e próspera área
comercial formada em torno do Centro de
Abastecimento do Pirajá que fornece produtos de Horta e frutas para toda a cidade de Juazeiro do Norte e até
para as cidades vizinhas. Este representa
a maior fonte econômica da localidade. A maioria das famílias dos alunos
que atendemos são feirantes desse mercado.
Procuramos
aproveitar o espaço físico da escola da melhor forma possível. Nos finais de
semana, o espaço é cedido para a Pastoral da Criança e para a Catequese das crianças do entorno e também para
realização de eventos como: casamentos,
aniversários e confraternizações em geral.
A concepção
Filosófica da Escola de Ensino Fundamental Demóstenes Ratts Barbosa está
inserida na concepção teórica pedagógica que defende uma visão de homem
completo num contexto social em constante transformação. Acreditamos que a
visão filosófica que mais se aproxima da formação que pretendemos fomentar é o
construtivismo sócio-histórico, pois
essa teoria contempla todos os aspectos da formação humana.
Procuramos desenvolver uma prática pedagógica
na qual o aluno sinta-se integrado com a
sociedade, seja um agente ativo, atuando na transformação social do meio no
qual está inserido. Assim as ações pedagógicas são realizadas de forma
contextualizada numa constante interação entre o objeto e o sujeito.
No relacionamento
professor aluno é sempre estimulado a formação do senso crítico e da autonomia
do aluno.
A relação núcleo
gestor, professores, funcionários,
alunos e comunidades é centrada na gestão democrática, na qual todas têm vez e
voz.
Acreditamos como
Paulo Freire que uma ação educativa deve favorecer a transformação individual e
social.
Para que uma
escola ofereça uma educação de qualidade é necessário que o núcleo gestor
envolva todos os profissionais no mesmo ideal. Só assim as carências serão
superadas e o processo de ensino aprendizagem acontece eficazmente.
Assim temos
realizado projetos que vá ao encontro das dificuldades educacionais que
detectamos e desperte o interesse dos alunos pelos estudos.
Projetos
desenvolvidos em 2010:
·
Projeto Folclore – resgatando, vivenciando e
valorizando as manifestações da cultura popular brasileira;
·
Projeto de Informática – inserindo os alunos
no contexto tecnológico no sentido de melhorar o processo de ensino
aprendizagem;
·
Projeto Ler, Escrever, Crescer e Vencer –
desenvolvido pela Sala de Leitura. Visa proporcionar ao educando o interesse
pela leitura, o gosto pelo conhecimento e elevar a auto estima;
·
Projeto Aperfeiçoando a Escrita – estimulando
a leitura, oferecendo apoio para os alunos realizarem a correção ortográfica;
·
Projeto A Educação pela Recreação –
apresentando novas estratégias para as diversas faixas etárias, promovendo uma
perfeita integração entre o lúdico e o desenvolvimento global do indivíduo
(cognitivo, motor, afetivo, social).
·
Projeto de Reforço – para estimular os alunos
na leitura e na escrita trabalhando o acervo de livros paradidáticos existentes
na escola.
Um dos maiores desafios que
enfrentamos na escola diz respeito a elevar o nível de aprendizagem dos alunos.
Contudo, a coordenação pedagógica tem, constantemente, trabalhado, junto aos
professores, alunos e pais no sentido de desenvolver projetos que visam superar as dificuldades de
aprendizagem e fomentar nos alunos o prazer pelo conhecimento.
Os
nossos esforços podem ser observados principalmente, em relação a 2009 quando
conseguimos, de forma bastante significativa, elevar o nosso IDEB para 4,7
índice que nos colocou como o segundo melhor no município de juazeiro do Norte.
Com relação a 2010 houve uma queda
bastante significativa, fato que atribuímos ao longo período de paralisação das
aulas, durante o qual, os professores realizaram uma grave municipal.
Entendemos
ser a função social da escola, trabalhar os alunos com a finalidade de
desenvolvê-los plenamente, preparando-os para o exercício da cidadania e
qualifica-los para o trabalho e estudos superiores. Esse tem sido o nosso maior
objetivo e temos procurado envolver todos os segmentos da escola, para, juntos,
cumprirmos essa, que acreditamos ser a
nossa missão principal.
JUSTIFICATIVA
Entendemos que a sociedade
contemporânea tem passado por profundas
transformações histórico-sociais. Sendo a escola um espaço de formação humana, e
diretamente afetada por essas mudanças exigindo de seus atores uma
postura dialógica, pois está inserida em
mundo complexo e dinâmico no qual a ação de ensinar ganha significados
variados.
Neste contexto quais competências a
escola deve procurar desenvolver? Entendemos ser necessário que a escola se
adeque aos novos tempos e ao mesmo tempo saiba desenvolver nos alunos uma
atitude positiva com relação aos valores que são perenes tais como: o respeito,
o amor ao próximo, a valorização a vida,
a convivência familiar e social harmônica. Defendemos que através do cultivo
desses valores estaremos construindo um mundo melhor para se viver.
A Escola de Ensino Fundamental
Demóstenes Ratts Barbosa, preocupada com a formação integral dos seus alunos,
pretende desenvolver um ensino que atenda, não apenas o desenvolvimento das
competências intelectuais, mas, também, no que diz respeito a formação moral, emocional, espiritual, valorativa,
afetiva, etc. Contudo entendemos que tal aspiração não se constitui tarefa
simples uma vez que trabalhamos com uma comunidade bastante heterogênea.
Atendemos desde crianças e adolescentes extremamente carentes no que diz
respeito à questão social, cultural, artística, afetiva, e também com pessoas
de classe média e com acesso a bens culturais e artístico que lhes proporciona
uma formação crítica e, consequentemente, participam mais ativamente da
sociedade na qual estão inseridos.
Neste contexto, faz-se necessário
que desenvolvamos uma ação pedagógica dinâmica que venha ao encontro das
necessidades humanas mais variadas.
Nesse sentido, elaboramos o Projeto
Político Pedagógico da escola com o objetivo de construirmos uma proposta de ensino
que desenvolva o senso crítico e o desejo de inserirem-se na sociedade de forma
participativa.
Assim, pretendemos desde cedo,
envolvê-los em atividades que desenvolva o senso de cidadania desperte a
responsabilidade e solidariedade, levando-o a perceber a importância de uma
convivência social saudável.
Todas as ações que realizamos visam
o sucesso do aluno. Assim, a construção do Projeto Político Pedagógico desta unidade escolar, documento que expressa
a intenção da escola com relação a qualidade do ensino, foi elaborado com a
participação de todos os que fazem a comunidade escolar.
Dessa forma acreditamos estarmos não
apenas cumprindo com uma exigência legal, mas, acima de tudo, elaborando um
plano concreto e viável que expressará a vontade de todos os educadores. Temos
como referencial a realidade da escola, a de seus alunos e as expectativas e
possibilidades concretas, acreditando na escola como vínculo da educação e sua
integração na comunidade em que vive.
A partir de um processo de
discussão, troca e buscas comuns com o grupo, objetivando construir uma
educação que contemple o aluno em todas as suas dimensões, formando-o para a
participação cidadã conhecendo seus limites e possibilidades no caminho que
percorrerá.
O PPP será um instrumento teórico-metodológico
que servirá como suporte no enfrentamento dos desafios e conflitos do dia a dia representando o desejo do coletivo de
construir uma escola que atenda as necessidades e anseios dos alunos,
auxiliando-os na integração da comunidade em que vivem, levando-os a
desenvolver os valores que precisamos e
gostaríamos de trabalhar que são: solidariedade, fraternidade, justiça,
igualdade, liberdade, mediação, respeito a diversidade e aceitação. ‘
REFERENCIAL
TEÓRICO
Na concepção de
Libâneo ( 2005):
As transformações
sociais, políticas, econômicas e culturais do mundo contemporâneo afetam os
sistemas educacionais e de ensino. A globalização dos mercados, revolução na
informática e nas comunicações, transformação dos meios e produção e dos
processos de trabalho e a alteração no
campo dos valores a atitudes são alguns ingredientes da modernidade que forçam
as nações a constituir um sistema mundializado de economia. A educação,
mormente a escolar, precisa reciclar-se para assumir seu papel neste contexto
como agente de mudanças, geradores de conhecimento, formadora de sujeitos
capacitados a intervir e atuar na sociedade de forma crítica e criativa.
Para construirmos uma educação que
atenda as necessidades de uma sociedade num contexto de mudanças precisamos ter
claro que todo ato pedagógico constitui-se uma ação política e se define pela
visão de mundo e concepção de homem que defendemos.
Diante da responsabilidade de
tamanha grandeza, defendemos uma visão de homem como ser completo, num contexto
social que não admite uma visão de ser humano cercado num contexto de valores e
atitudes unitários. O homem pós-moderno segundo Libâneo (op cite) argumenta em
favor de uma pluralidade de vozes e narrativas em torno de demandas de novos atores
sociais. Ou seja, numa visão filosófica não se aceita mais uma visão do herói
romântica e de uma elite intelectual que se julga vanguarda dos movimentos
sociais. Entendemos que o homem pós-moderno é o sujeito da sua ação e, portanto
sujeito ativo, reflexivo, participante.
Economicamente falando também
percebemos um contexto social dinâmico incentivado pelo mercado globalizado.
Assim o sujeito contemporâneo precisa
dominar não apenas a técnica, mas também preocupar-se com domínio da comunicação
e da informatização.
Na política a ordem social é saber
organizar-se. Os movimentos políticos atuais
reduzem a ação do estado e os grupos são divididos em setores gerando um
desinteresse por conta das políticas para uma
conotação global.
No plano cultural a diversidade de
signos que povoam a mente do homem
pós-moderno perderam o seu significado político ideológico.
Do exposto escolhemos um referencial
teórico no qual o ser humano é o centro do fazer pedagógico. Acreditamos que a
teoria que mais se aproxima do nosso desejo, que é formar cidadãos preparados
para o enfrentamento das situações que o contexto social atual exige, é a teoria
construtivista sócio-histórico. A qual, procuramos, de forma resumida,
explicitar o nosso entendimento numa ação concreta.
Segundo Veiga ( 2005 ) A escola sem
dúvida foi uma das grandes revoluções do processo civilizatório, por sua
característica de possibilitar uma homogeneidade na circulação de modos de
valores. Acreditamos, contudo, que uma escola que tenha a intenção de intervir
de modo significativo na vida dos seus alunos deve, antes de tudo, lutar para
romper com a visão autoritária, fixista e considerar a arte da dialogicidade.
Da visão fixista decorre a escola autoritária, rígida e metodologicamente, está relacionada a visão tradicional.
Queremos também assumir uma atitude
de rompimento com o tecnicismo, teoria que contempla principalmente o mercado
econômico, no qual, o aluno é um
depósito vazio onde o professor deposita os conhecimentos.
A concepção pedagógica que
defendemos tem como razão principal a democratização do ensino considerando o
conhecimento pelo prisma do sujeito e do objeto configurando-se numa interação
de um com o outro.
Essa visão teórico-pedagógica
desenvolveu-se a partir das teorias de Piaget, Vigostky e Walton cada um
considerando dimensões distintas do ser humano.
Piaget estudou as estruturas
mentais, revelando como nasce e se desenvolve o conhecimento humano.
Vigostky complementou os aspectos
examinados por Piaget no entendimento da importância dos aspectos sociais,
considerando a mediação, ação que se interpõe entre o sujeito e a aprendizagem.
Henri Walton vem reforçar os
aspectos desenvolvidos por Piaget e Vigostky no sentido privilegiar a afetividade,
o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa.
Assim resumiremos os princípios do
construtivismo sócio-histórico demonstrando que esta teoria contempla aspectos
da formação humana que consideramos fundamentais:
- O aspecto filosófico que privilegia o
transformismo e a dinâmica da sociedade;
- O aspecto epidemiológico que considera o
interacionismo e a história dos
conhecimentos;
- Psicologicamente é cognitivista, tendo
como objeto a inteligência e os conhecimentos por método clínico-crítico;
- Politicamente assume um compromisso democrático
e de transformação social.
Assim a teoria pedagógica a qual adotamos não se define pela
neutralidade com relação a sociedade, ao contrario, é comprometida com as
mudanças históricos sociais e com as causas do povo. Para tanto exige a
participação do professor e da escola nas causas sociais.
AVALIAÇÃO
DA APRENDIZAGEM
Na visão de Luchesi (2006) a avaliação da aprendizagem escolar:
Terá
que ser uma atividade racionalmente definida. Dentro de encaminhamento político
e decisório a favor da competência de todos para a participação democrática da
vida escolar.
Nesse contexto a avaliação há de ser
considerado como um processo fundamental na vida do educando e do educador.
Devemos, então, analisa-la sob o
prisma de uma prática emancipadora na qual aluno e professor possam refletir
sobre o processo de ensino/aprendizagem.
Assim, pretendemos praticar a
avaliação primeiramente com um olhar diagnóstico. Avaliamos os nossos alunos,
primeiramente, com o objetivo de percebermos se ele está atingindo os objetivos
que traçamos para cada conteúdo. Em seguida. Com a obtenção dos resultados, interviremos no sentido de
analisarmos também a nossa prática pedagógica no sentido de construirmos ações
pedagógicas diferenciadas que alcance o alunado em toda a sua diversidade e
dificuldades.
Temos a intenção de rompermos com a
prática conservadora na qual a avaliação é usada como instrumento de
classificação e transforma-la em instrumento de transformação. A avaliação,
assim considerada nos conduzirá a uma ação refletida na qual aluno e professor
estarão considerando o erro como construtivo, pois é a partir dele que
poderemos incentivar o aluno a buscar a resolução pretendida levando-o a
investigação e a solução prática de uma necessidade.
Nesse sentido a prova não poderá ser
visto como único indicador do desempenho escolar. No entanto não será eliminada
do processo avaliativo que realizaremos.
Buscaremos em todos os momentos do
processo ensino/aprendizagem avaliar com o sentido de educar não apenas do
diagnosticar, mas principalmente, de intervir.
Concordamos com Libâneo ( 1994 ) que
a avaliação não pode ser tomada
unicamente como o processo de
aplicar provas, atribuir notas e classificar aluno. Também não pode ser
realizada como forma de recompensar os
bons. Romperemos ainda com o método com o qual o olho clínico do professor dispensam verificações formais. Assim,
romperemos tanto com o equívoco de nos basearmos somente nos dados qualitativos
como somente nos dados quantitativos.
Dessa forma, acreditamos que estaremos
aplicando a avaliação em um modelo mais completo uma vez que a consideraremos
na relação mútua entre os aspectos quantitativos e qualitativos e na relação
ensino aprendizagem. Desse modo a quantificação deve transformar-se em qualificação.
DEFINIÇÃO
DOS OBJETIVOS E METAS
Para que possamos proceder com um
processo educativo significativo para o aluno pretendemos desenvolver metas e
objetivos com estratégias que garantam o seu acesso, permanência e sucesso na
escola.
As metas que pretendemos desenvolver
no biênio 2010/2011 são:
METAS
|
ESTRATÉGIAS
|
1.Aumentar para 95% o índice de aprovação dos alunos do ensino
fundamental nas séries do 6º ao 9º
ano, principalmente nas matérias críticas que são Português e Matemática.
|
|
2.Discutir bimestralmente com os professores de cada série os
índices de evasão e aproveitamento escolar de cada aluno.
|
|
3.Reduzir o índice de agressividade entre os alunos em 50%
|
|
4.. Elevar o desempenho acadêmico dos alunos.
|
|
5.Consolidar a atuação do conselho escolar atribuindo-lhe
funções bem definidas a uma participação ativa no dia a dia da escola.
|
|
6. aumentar a participação da comunidade nos eventos escolares e
a fruição pelas artes, culturas.
|
|
7.Realizar momentos para estudo dos PCNs com 100% do corpo docente.
|
|
8.Encontro de professores
do 6º ao 9º ano para trabalhar, discutir o fechamento do desempenho bimestral dos
alunos
|
|
9.Trabalhar projetos para
cada sábado letivo ( aula de campo, gincanas, etc. )
|
|
10.Diminuir em 10% o índice de baixo desempenho dos alunos do
ensino fundamental do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano em matemática.
|
|
11. Acompanhar o processo de ensino aprendizagem de forma a
viabilizar um melhor desempenho dos professores e o desenvolvimento acadêmico
dos alunos.
|
|
12.Criar um conselho escolar organizado com funções e
atribuições bem definidas com uma boa atuação.
|
|
13.Implementar um sistema de acompanhamento contínuo em que os
pais orientem os deveres de casa de seus filhos através de conscientização.
|
|
Alfabetizar 100% alunos
do 1º ao 5º ano.
|
·
Realização de projetos direcionados a Leitura e Escrita.
·
Caligrafia;
·
Reforço individual com atividades direcionadas a dificuldade de
cada aluno.
·
Realizar projetos de Contação de histórias para incentivar nos
alunos o gosto de leitura.
·
Usar os recursos da informática para auxiliar na
aprendizagem da escrita e leitura.
|
Conscientizar todos os alunos da escola com relação a
importância da valorização cultura afro brasileira e da participação dos afro
descendentes no desenvolvimento do Brasil.
|
·
Capacitar os professores para o trabalho direcionado sobre a
história e cultura afro-brasileira.
·
Realizar trabalhos com os alunos para resgatar a cultura e a
história afro-brasileira;
|
Realizar trabalhos para Corrigir a distorção idade série;
|
·
Elaborar planos de aulas com metodologias diferenciadas para
facilitar a aprendizagem desse
alunado.
|
Organização do Ensino
A Escola de Ensino Fundamental
Demóstenes Ratts Barbosa atende a uma clientela
de l.079 alunos, distribuídos nas séries do ensino fundamental de 1º ao 5º ano
e do 6º ao 9º ano funcionando nos três turnos. A organização do ensino está
distribuída, no ano de 2010, da seguinte maneira:
Turno
matutino
Turno
vespertino
Turno
noturno
TURNO
|
SÉRIE
|
TURMA
|
NÚMERO DE ALUNOS
|
MATUTINO
|
1º
|
A
|
26
|
2º
|
A
|
26
|
|
2º
|
B
|
25
|
|
3º
|
A
|
31
|
|
3º
|
B
|
26
|
|
4º
|
A
|
36
|
|
4º
|
B
|
35
|
|
5º
|
A
|
31
|
|
5º
|
B
|
31
|
|
6º
|
A
|
28
|
|
6º
|
B
|
27
|
|
7º
|
A
|
30
|
|
7º
|
B
|
26
|
|
8º
|
A
|
35
|
|
8º
|
B
|
35
|
|
9º
|
A
|
33
|
|
VESPERTINO
|
1º
|
B
|
25
|
2º
|
C
|
29
|
|
3º
|
C
|
33
|
|
3º
|
D
|
32
|
|
4º
|
C
|
34
|
|
4º
|
D
|
34
|
|
5º
|
C
|
31
|
|
5º
|
D
|
31
|
|
6º
|
C
|
28
|
|
6º
|
D
|
27
|
|
6º
|
E
|
28
|
|
7º
|
C
|
20
|
|
7º
|
D
|
22
|
|
8º
|
C
|
23
|
|
9º
|
B
|
32
|
|
TOTAL
|
|
|
|
TURNO
|
SÉRIE
|
TURMA
|
NÚMERO DE ALUNOS
|
|
EJA I
|
Única
|
05
|
EJA II
|
Única
|
07
|
|
EJA III
|
Única
|
28
|
|
EJA IV
|
Única
|
26
|
O ensino
fundamental tem como objetivo principal definido da LDB, a formação integral
dos alunos nos aspectos físicos, intelectuais, emocionais, visando o pleno
desenvolvimento do educando, preparando-o para, conscientemente, exercer a
cidadania e possibilitá-los aos prosseguimentos dos estudos.
Sedo o currículo a parte formal dos
conteúdos que o aluno deve seguir durante a sua vida escolar representam os
conteúdos mínimos necessários a cada nível de ensino para atender as exigências
do meio social no qual está inserido. Neste sentido construímos o currículo da
Escola Demóstenes Ratts Barbosa de forma a atendermos os anseios expressos pela
UNESCO ao construir os pilares da educação os quais visam: aprender a conhecer,
aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser e aprender a aprender.
Aprendendo a conhecer o aluno será
capaz de usufruir dos momentos que lhe são oportunizados para a promoção da
aprendizagem. Sabendo fazer desenvolve as suas atividades de forma não
mecânica, apossando-se dos conhecimentos construídos pelas gerações anteriores
no sentido de desenvolver diferentes formas de enfrentar as dificuldades do dia
a dia e contribuir para o sucesso do grupo social no qual está inserido.
Desenvolvendo a competência de
conviver o jovem entenderá a importância da convivência sadia em sociedade, a fim
de radicar os preconceitos e conviver com as diferenças no sentido de diminuir
as desigualdades sociais.
Aprendendo a ser, o individuo
desenvolve a capacidade de conviver consigo mesmo é capaz de conviver com o seu
semelhante agindo com autonomia e responsabilidade.
A
organização curricular deste estabelecimento de ensino também visa diminuir o
isolamento entre as diferenças disciplinas como nos orienta os PCNS E RCBs.
Para isso as agrupamos em áreas do conhecimento para melhor promover o
aprendizado tornando o processo do ensino aprendizagem contextualizado e
significativo como explicitaremos a seguir:
Linguagens
e Códigos: pretendemos romper com o paradigma segundo o qual a conhecimento
lingüístico vai além de saber falar e escrever bem. É necessário que se
desenvolva a capacidade de comunicar-se com clareza, entendendo a linguagem em
suas diversas formas e conscientemente manipulá-la não apenas para fins de
comunicação, mas, essencialmente fazer uso eficiente desse importante
instrumento de poder do qual o homem é dotado.
As disciplinas que compõem este
grupo serão ministradas ao aluno de forma integrada para que o aluno possa
perceber que o conhecimento lingüístico não se restringe apenas a uma área de
estudo. Para desenvolver esta competência, necessário se faz conhecer as
diversas formas de linguagens das quais o individuo pode se utilizar para
esclarecer uma interação eficiente com o meio uma vez que o domínio da
linguagem possibilita o indivíduo uma participação social mais atuante.
Cultura e Sociedade: o estudo da
cultura e da sociedade será ministrado de forma a capacitar o aluno a sentir-se
sujeito participante da construção social e ser capaz de, conscientemente,
intervir nas conquistas do povo no qual está inserido.
Os professores da Escola Demóstenes
Ratts Barbosa entendem que o conhecimento da cultura e da sociedade torna possível
o debate e produção de reflexão sobre os diversos processos históricos e o raciocínio
da cidadania e relacioná-los com os acontecimentos atuais gerando, desta forma,
um conhecimento significativo.
Ciências: o ensino das ciências deve
assumir um aspecto prático capaz de ser incorporando na vida diária das pessoas.
Para tanto deve levar o aluno a dominar as novas tecnologias e suas linguagens
relacionando-os ao conhecimento dos números levando a usufruir das conquistas
científicas e tecnológicas que o homem construiu.
Dentro da nossa proposta curricular
trabalharemos, ainda, outros temas relevantes da para a formação do individuo.
Tais como: cidadania, sexualidade, pluralidade cultural, globalização, ética,
saúde, meio ambiente, trabalho, consumo, bullying, educação alimentar, protagonismo
juvenil, etc.
A Escola de Ensino Fundamental
Demóstenes Ratts Barbosa garantirá o acesso ao ensino regular aos alunos com
necessidades educacionais especiais e incentivará o atendimento educacional
especializado uma vez que estes alunos apresentam dificuldades de aprendizagem.
Neste sentido promoverá a articulação pedagógica entre os professores dos
centros de AEE e os professores das salas de aulas de ensino regular.
Neste sentido, disponibilizaremos
recursos e serviços pedagógicos e de acessibilidade para garantir o atendimento
desse segmento da sociedade.
Com a concretização das ações
voltadas ao atendimento do público alvo da educação especial garantiremos o
cumprimento do decreto nº 6.949/2009.
Conforme a Lei 9.394/96 nos seus artigos:
·
Art. 22 – A educação básica tem por finalidade desenvolver o
educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da
cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos
posteriores.
·
Art. 32 – O ensino fundamental, com duração mínima de oito anos,
obrigatório e gratuito na escola pública.
MAPA
CURRICULAR
ENSINO
FUNDAMENTAL – 1o AO 5o ANO
|
ÁREAS DO CONHECIMENTO
|
AULAS SEMANAIS/CARGA HORÁRIA ANUAL
|
|||||||||
1º ANO
|
2º ANO
|
3º ANO
|
4º ANO
|
5º ANO
|
|||||||
BASE NACIONAL COMUM
|
|
AS
|
CHA
|
AS
|
CHA
|
AS
|
CHA
|
AS
|
CHA
|
AS
|
CHA
|
Língua Portuguesa
|
06
|
240
|
06
|
240
|
06
|
240
|
06
|
240
|
06
|
240
|
|
Matemática
|
05
|
200
|
05
|
200
|
05
|
200
|
05
|
200
|
05
|
200
|
|
Geografia
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
|
História
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
|
Ciências
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
|
Educação Física(Recreação)
|
01
|
40
|
01
|
40
|
01
|
40
|
01
|
40
|
01
|
40
|
|
Educação Religiosa
|
01
|
40
|
01
|
40
|
01
|
40
|
01
|
40
|
01
|
40
|
|
Educação Artística
|
01
|
40
|
01
|
40
|
01
|
40
|
01
|
40
|
01
|
40
|
|
Total
|
20
|
800
|
20
|
800
|
20
|
800
|
20
|
800
|
20
|
800
|
MAPA CURRICULAR
Ensino
Fundamental 6º ao 9º
ano – Turno Diurno
Base
Nacional Comum
|
Conteúdos
|
Aulas semanais/Carga horária anual
|
|||||||
6º
Ano
|
7º
Anos
|
8º
Ano
|
9º
Ano
|
||||||
AS
|
CHA
|
AS
|
CHA
|
AS
|
CHA
|
AS
|
CHA
|
||
Língua Portuguesa
|
05
|
200
|
05
|
200
|
05
|
200
|
05
|
200
|
|
Matemática
|
05
|
200
|
05
|
200
|
05
|
200
|
05
|
200
|
|
Geografia
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
|
História
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
|
Ciências
|
03
|
120
|
03
|
120
|
03
|
120
|
03
|
120
|
|
Educação Física
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
|
Educação Religiosa
|
01
|
40
|
01
|
40
|
01
|
40
|
01
|
40
|
|
Educação Artística
|
01
|
40
|
01
|
40
|
01
|
40
|
01
|
40
|
|
Parte
Diversificada
|
Língua Estrangeira – Inglês
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
Estudos Regionais
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
|
|
TOTAL
|
25
|
1000
|
25
|
1000
|
25
|
1000
|
25
|
1000
|
|
Objetivo
Geral
O ensino fundamental tem como
principal objetivo desenvolver o educando assegurando-lhe a formação comum indispensável
para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho
em estudos posteriores através de uma ação pedagógica responsável fomentando no
educando o amor pelo saber buscando o sucesso do aluno uma vez que é ele o alvo
da nossa ação pedagógica.
Objetivos
Específicos
- O
desenvolvimento da capacidade de aprender tendo como meios básicos o pleno
domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
- A
compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da
tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
- O
desenvolvimento da capacidade de aprendizagem tendo em vista a aquisição
de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
- O
fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana
e da tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Planejamento
Entendemos o processo do
planejamento como um momento em que os professores se reúnem para,
coletivamente, buscarem informações e elaborarem propostas que interfiram na sua
ação pedagógica de forma a facilitar o processo de ensino e aprendizagem
entendendo-o como um momento de reflexão sobre a sua prática.
Nesses momentos serão elaborados
documentos escritos que posteriormente serão consultados no sentido de orientar
as ações.
No planejamento que ocorrerá
mensalmente com a presença de todos os professores incentivaremos o estudo de
temas importantes que envolvam a escola de modo geral aplicando-os a nossa
realidade bem como incentivaremos a troca de experiências que proporcione o
enriquecimento do grupo e o melhor relacionamento com o aluno.
Estratégia
de Acompanhamento e Avaliação do Projeto Político Pedagógico
A
Escola de Ensino Fundamental Demóstenes Ratts Barbosa se propõe a avaliar
e acompanhar o desenvolvimento do
projeto político pedagógico com toda a comunidade escolar, nos planejamentos e
reuniões de pais, sempre que a realidade o exigir.
A avaliação é um processo necessário
para verificar se as metas e as estratégias foram realizadas.
A participação de todos torna-se
necessária para que se tenha uma dimensão total do projeto político pedagógico
buscando de forma interativa diagnosticá-lo para solucionar os possíveis
problemas que surgirem durante o processo de execução do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário